quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Consórcio PCJ


O Consórcio PCJ
20 anos de fundação!

Há 20 anos atrás, especificamente em 13 de outubro de 1989, 11 prefeituras (Amparo, Americana, Bragança Paulista, Capivari, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Rio Claro, Sumaré e Pedreira) deram início a uma mobilização frente ao descaso com os mananciais que formavam os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Na época apenas 3% do esgoto produzido nas bacias era tratado e o alto índice de perdas na distribuição por parte dos serviços de saneamento era agravante de um sistema que começava a entrar em colapso.

O Consórcio PCJ cresceu. Hoje são 43 municípios e 28 empresas que juntos debatem e trocam experiência na Gestão de Recursos Hídricos tornando-se referência não só nas bacias onde atua, mas em todo o Brasil e no mundo.

Atualmente, as bacias PCJ ainda possuem desafios, mas o futuro já não desponta como sendo o apocalipse que se mostrava no final da década de 1980. O tratamento de Esgoto cresceu e hoje está em torno de 45%, O combate as perdas hídricas avançou e continua avançando na Bacia PCJ, demonstrando resultados importantes.

Nenhum comentário: